Quem planeja viajar gastando pouco precisa elaborar um plano de viagem. Viajar é muito bom, sendo uma maneira de descansar o corpo e mente após muitos meses de trabalho. Entretanto, viajar não é barato, sendo necessário um planejamento para realizar a viagem sem estourar o orçamento.
Segundo dados do “Pulso Expectativa 2022”, 43% dos brasileiros tinham planos de viagem para o ano de 2022. Mesmo com tanta gente planejando uma viagem, é comum que alguns viajantes adiem a viagem por conta de problemas financeiros. Uma das soluções para aumentar as chances de sucesso na sua viagem é um plano de viagem. Veja abaixo como você pode economizar os gastos na hora de viajar.
O que é um plano de viagem
Um plano de viagem nada mais é do que uma planilha com todos os gastos, lugares que deseja conhecer, comidas e quantidade de dias da sua viagem. A melhor maneira de montar esse plano é com uma planilha do Google, onde todos os gastos é visto facilmente.
1 – Acompanhe os preços das passagens
Se a sua vigem será feita de avião, comece a acompanhar os preços das passagens com antecedência. Os preços das passagens costumam variar bastante ao longo do tempo, ou seja, quanto maior o prazo para a viagem, maior a chance de você conseguir uma viagem muito mais barata.
A melhor forma de fazer esse acompanhamento é por aplicativos de viagens. Esses aplicativos oferecem a possibilidade de você definir qual passagem deseja e receber alerta sobre a variação do preço das passagens. Outra maneira de gastar menos com a passagem é gastar suas milhas ou pontos na hora de como pagamento.
2 – escolha a hospedagem barata
Se deseja ficar em um hotel durante a sua viagem, é bom saber que esse é um dos maiores gastos na hora de viajar. Escolha o que melhor se encaixa no que você precisa. Comece analisando o que você realmente precisa que o hotel tenha.
Se o seu desejo é ter somente um lugar simples para dormir e guardar as suas coisas, dê preferência para hospedagens mais baratas e acessíveis.
3 – dê preferência a restaurantes baratos
A alimentação é outro gasto que representa boa parte dos gastos de uma viagem. Se você está com fome, prefira comer em restaurantes que não estão localizados em lugares turísticos, que costumam ser mai caros.
A melhor coisa a se fazer é pesquisar os lugares que irá comer com antecedência. Não deixe para escolher o local para se alimentar em cima da hora, já que as chances de você escolher um restaurante mais caro são elevados.
4 – economize na hora de se locomover
Se você deseja conhecer muitos pontos turísticos, uma alternativa é alugar um carro. Outra possibilidade é ir apé ou até mesmo usar o transporte público, sendo muito mais em conta. Se você for realizar a locomoção através de táxi ou Uber, o preço da viagem ficará muito mais elevado.
5 – compre alimentos no mercado
A maneira mais barata de se alimentar é comprar alimentos no mercado local. Os lanches rápidos são uma grande alternativa para enganar o estomago antes da refeição principal.
6 – Faça passeios gratuitos
Toda cidade possui passeios gratuitos. Os principais exemplos de passeio gratuitos são praias, praças, centros históricos e alguns museus. Esses passeios gratuitos podem ser feitos mesclados com passeios pagos.
7 – Viagem na baixa temporada
Dê preferência para viajar para os destinos na baixa temporada. A baixa temporada é o período do ano onde os destinos turísticos costumam receber menos turistas. Com menos turistas, os preços despencam, sendo muito mais barato para viajar.
Conclusão
A viagem dos seus sonhos pode ser feita sem estourar o orçamento. As dicas acima são fundamentais para que você não tenha surpresas com a fatura do cartão após realizar a viagem tão esperada.