Publicidade

Os 9 gols mais marcantes da história do futebol

Publicidade
  • Publicado por: aloizio
  • | Postado em 04/05/2021
  • | Ultima atualização em 04/05/2021

O gol é o momento mais importante do futebol. Todo o trabalho tático e os aspectos técnicos de uma equipe são voltadas para esse momento. Os gols mais marcantes da história do futebol são aqueles que em momentos chave de uma partida acontecem, ou que significam conquistas heroicas ou nunca antes conquistadas.

Hoje nós vamos listar exatamente esses momentos tão especiais da história do futebol pelo mundo. Vai dizer que você flamenguista mais “envelhecido” não lembra do gol de Petkovic na final do Carioca contra o Vasco? Ou você, corintiano, não lembra do gol de Guerrero pelo Mundial de Clubes?

Bem, é claro que você como torcedor se lembra, aliás, até torcedores de outros times se lembram. Afinal, esses gols foram marcantes. Vamos reviver alguns destes momentos do mundo da bola agora!

Os gols marcantes pela seleção brasileira

Antes de entrar nos gols mais marcantes da história do futebol pelo mundo, vamos falar de algo mais próximo de nós, a seleção brasileira.

Vamos começar com um Brasil e País de Gales, pela Copa do Mundo de 1958. Pelé estava fazendo sua estreia, e ela acabou por não ser uma estreia normal. Vitória do Brasil por 1 a 0, gol de Pelé e o início de uma caminhada rumo ao título da primeira Copa do Mundo do Brasil.

O gol de Bico de Ronaldo em 2002 contra a Turquia ou os dois gols do próprio na final da Copa, abrilhantaram demais o fenômeno na Copa daquele ano. O último título mundial brasileiro. Sem esse momento, o Brasil provavelmente não ganharia a Copa. Por isso é um dos gols mais marcantes da história do futebol.

Existe algo melhor que fazer um gol na Argentina, sobre os Hermanos e faltando poucos minutos para o jogo acabar? Adriano, o Imperador, fez isso. A partida era válida pela final da Copa América de 2004 e o gol de Adriano é lembrado por todos até hoje. Um momento muito marcantes do nosso futebol.

Os gols mais marcantes da história

Vamos agora falar sobre os gols mais marcantes da história do futebol brasileiro. A lista que separamos abrange vários momentos de fato históricos, porém é bem possível que esqueçamos de algum, até porque são muitos granes momentos.

Caso sinta falta de algum destes momentos então, nos avise nos comentários, podemos destacar eles em momentos futuros, certo?

Os gols de Gabigol

O Flamengo viveu um ano simplesmente mágico em 2019, campeão brasileiro, da Libertadores e do estadual, o time comandado por Jorge Jesus encantou o futebol brasileiro inteiro pela qualidade de futebol praticado.

Os gols mais marcantes da história do futebol

Porém, na final da Libertadores daquele ano, o adversário do outro lado de campo era “apenas” o River Plate. A equipe comandada por Marcelo Galhardo coleciona grandes participações nas últimas edições, com títulos e sempre chegando nas fases finais.

Borre abriu o placar para os argentinos, placar que foi administrado até os últimos minutos do jogo. Porém , o ninguém poderia esperar, muito menos os flamenguistas, era que Gabigol iria tirar dois coelhos da cartola em menos de 5 minutos. Dois gols do atacante, título histórico e um dos momentos mais marcantes do futebol brasileiro.

Evair e o gol chorado diante do Corinthians

O Palmeiras vivia uma das suas maiores secas de campeonato estadual da história. Já eram 16 anos sem vencer o Paulistão. Depois de muita dificuldade, o verdão conseguiu chegar a final diante do Corinthians. E a conquista não poderia ser mais épica.

O verdão venceu a partida no tempo normal por 3 a 0, com gols de Zinho, Evair e Edilson. O placar levou o jogo para a prorrogação, um momento extremamente tenso para todos os palmeirenses. A equipe finalmente estava próxima de quebrar um enorme jejum.

E na prorrogação, em uma bola dividida de cabeça dentro da área, que Evair, mostrando todo seu faro de gol, se antecipou aos rivais e cabeceou para o fundo das redes. O Palmeiras ali quebrou uma das maiores secas de sua história.

La Mano de Dios

Se é para falar dos gols mais marcantes da história do futebol, é simplesmente impossível não citar este aqui. Maradona marcou o gol antológico diante da Inglaterra, pelas quartas-de-final da Copa do Mundo de 1986.

O gol foi marcado ainda aos 6 minutos do segundo tempo. O baixinho Maradona jamais teria conseguido alcançar a bola alçada na área, mas com os punhos cerrados, o atacante encobriu o goleiro, 20 centímetros maior que ele, e marcou para a Argentina. O árbitro nada viu e o time inglês precisou ficar apenas na reclamação.

Maradona usou de métodos “pouco corretos”? Sim, de fato, mas esse é um dos gols mais marcantes da história do futebol.

Gol antológico de Lionel Messi

Lionel Messi tem gols simplesmente inacreditáveis em sua carreira, mas absolutamente nada supera o gol marcado diante do Getafe em 2007. O argentino saiu de antes da marca do meio de campo, driblando todo e qualquer marcador que entrasse em sua frente. Ninguém o podia parar ali, tão pouco o goleiro, que também ficou para trás.

Messi driblou cinco jogadores do Getafe, em alta velocidade, além de no final dar um toque sutil, por cima do último marcador que sobrou. Qualquer pessoa que assistiu a esse gol jamais esquecerá, e por isso está em nossa lista. Um dos gols mais marcantes da história do futebol e o maior de Messi.

A pintura de Zidane

A final da Liga dos Campeões de 2001/2002 foi um dos grandes palcos da carreira brilhante de Zidane. O jogador foi multicampeão, além de ser considerado por muitos um dos melhores da história do futebol.

Mas aquela final estava reservada para o seu gol mais importante e bonito da carreira. Pelo Real Madrid, diante do Bayern Leverkusen, Zidane pegou um cruzamento de primeiro, com o peito do pé, e colocou no ângulo do gol alemão. Um momento histórico para o Real Madrid, e um dos gols mais marcantes da história do futebol.

O dia que um jogador do Barcelona foi aplaudido pela torcida do Real Madrid

Ronaldinho Gaúcho foi um dos jogadores mais técnicos da história do futebol mundial. O jogador em seu ápice era simplesmente impossível de parar em campo, e o Real Madrid precisou sentir isso na pele em 2005.

Com dois gols de Ronaldinho, o Barcelona massacrou seu maior rival por 3 a 0. Mas em um deles, o Mago foi aplaudido pela torcida do Real Madrid, em uma das cenas mais incríveis do futebol.

Esse não foi apenas um dos gols mais marcantes da história do futebol, como também se mostrou um dos momentos mais marcantes.

O gol do século de Maradona

Seria impossível citar o gol de Messi partindo do meio de campo sem comentar sobre outro gol antológico de Maradona. Se na primeira oportunidade da lista citamos um gol um tanto quanto “roubado”. Agora temos um momento de pura técnica e explosão do argentino.

Maradona parte do meio de campo, sai driblando todos seus marcadores até chegar no goleiro, o driblar também e empurrar para dentro das redes. O gol de Messi foi muito comparado a esse de Maradona, um dos gols mais marcantes da história do futebol, sem dúvidas.

Chapéu seguido de golaço de Pelé

Pelé marcou um gol diante da Suécia na vitória da seleção pela Copa de 1958 que você provavelmente já cansou de assistir. E não era jogo qualquer, era a final da Copa do Mundo. E com apenas 17 anos, Pelé mostrou ao mundo porque ele seria, no futuro, considerado o melhor de todos os tempos.

O gol é um dos mais vistos em todo mundo na história do futebol. Como pode um jovem de 17 anos chegar em uma final de Copa do Mundo fazer isso? Ninguém nunca mais verá algo assim no mundo do futebol. Momento histórico e um dos gols mais marcantes da história do futebol

Paolo Guerrero e o gol do Mundial

Provavelmente algumas pessoas vão torcer o nariz ao perceber que alguns gols do futebol nacional estão misturados a momentos marcantes de Copa do Mundo e do futebol europeu. Mas convenhamos, um gol para ser marcante não precisa ser necessariamente global.

Todo corintiano tem em sua memória o momento que Guerrero subiu de cabeça, trombando com os marcadores do Chelsea, e colocando a bola para o fundo da rede dos ingleses.

Além do título mais importante do mundo, o Corinthians acabava ali com qualquer piada relacionada ao título mundial de 2000.

Conclusão

Seria impossível aqui listar todos os gols mais importantes da história do futebol sem deixar alguém desapontado. Cada um tem o costume de se lembrar mais daquilo que te marcou, por isso não dá para colocar em um artigo todos os momentos mágicos que o futebol pode proporcionar.

Mas como disse antes, cite nos comentários aqueles gols que nós esquecemos de listar. Quem sabe no futuro não os colocamos aqui, certo?

Até a próxima!

Fontes: Revista Bula (R7) Torcedores Globo Esporte

Leia também: Conheça os 10 maiores salários do futebol no mundo

Fut na Tv

Fut na Tv é um portal de notícias sobre tudo que acontece no atual mundo pop

Desenvolvido por Nixem