• Início
  • Futebol
  • Os 5 melhores batedores de pênalti da atualidade no futebol brasileiro

Os 5 melhores batedores de pênalti da atualidade no futebol brasileiro

Advertisements 2
  • Publicado por: Fut na TV
  • | Postado em 13/05/2021
  • | Ultima atualização em 13/05/2021

Para os melhores batedores de pênalti da atualidade, bater pênalti pode parecer fácil, o gol é enorme em comparação ao goleiro. É só colocar a bola onde não alcancem, certo? Bem, nem tanto.

É muito comum por sinal vários torcedores pelo mundo e do futebol brasileiro que ficam enfurecidos com atletas que não conseguem bom desempenho na marca do pênalti. E em toda história do futebol já tivemos também grandes jogadores que eram considerados craques, mas que na hora dos pênaltis, sempre “corria”.

A cobrança de pênalti vai além da qualidade técnica do jogador, tem relação também com a sua confiança, bom momento e pressão. Alguns jogadores simplesmente não possuem perfil para lidar com esse momento, psicologicamente dizendo.

Bons jogadores que não são tão bons assim nos pênaltis

Como dizemos agora pouco, ser um bom batedor de pênaltis não significa ser um craque ou ótimo jogador, e o mesmo serve se olharmos na direção oposta. Quer um exemplo recente de jogador limitado que batia pênaltis como ninguém? Henrique Dourado, você já viu esse cara perder pênalti? Provavelmente não, e se viu foi uma vez e há muito tempo atrás.

Mas vamos falar de alguns bons jogadores que nunca bateram bem seus pênaltis.

Diego, atualmente no Flamengo, nunca teve bom desempenho em cobrança de pênaltis. Mesmo se destacando no pelo Santos, no futebol europeu e agora no Flamengo, o jogador sempre falhou em momento decisivos na marca fatal. Portanto, não é uma boa pedida ter ele por alí.

Neymar é outro que já perdeu vários pênaltis em toda sua carreira. O jogador é craque inquestionável, essencial em qualquer clube que passou e até hoje é o batedor oficial do PSG, porém o jogador já desperdiçou ao todo 13 cobranças. Não podemos dizer que seu aproveitamento é ruim, porém Neymar não é daquele jogador que você vê na marca do pênalti e ter certeza e sucesso.

Ricardo Oliveira e Luís Fabiano entram na lista de centroavantes artilheiros que nunca bateram bem pênalti. O que prova que além de qualidade técnica, frieza na frente do goleiro também não significa frieza na hora da batida. Pênalti definitivamente não é tão simples.

Os melhores batedores de pênalti da atualidade no Brasil

Vamos agora falar sobre os melhores batedores de pênalti da atualidade no futebol brasileiro. O futebol do Brasil sempre reservou alguns ótimos batedores, como Henrique Dourado, que comentamos agora pouco. Na época que esteve aqui no Brasil, Dourado era comparado até ao aproveitamento de nomes como Messi e Cristiano Ronaldo, e sem exagero.

Mas atualmente no futebol brasileiro temos alguns batedores com números impressionantes. Vamos a eles agora!

1- Gabigol

O centroavante do Flamengo é sem sombra de dúvidas uma das maiores referências em bater pênaltis. Sua tranquilidade, frieza e categoria para esperar até o último segundo e definir a batida na bola, é de chamar a atenção de qualquer um.

Os 5 melhores batedores de pênalti da atualidade no futebol brasileiro

Desde que o camisa 9 do Flamengo chegou ao clube, foram 21 cobranças de pênalti, sendo 20 convertidos no gol e uma cobrança no travessão. Portanto, nunca goleiro algum pegou um pênalti de Gabigol no Flamengo. Sem dúvidas um dos melhores batedores de pênalti da atualidade.

Gabigol não usa padrão algum em suas batidas. Em algumas cobranças ele executa as famosas paradinhas na frente do goleiro, mas isso não é algo certo. Em vários outros momentos o centroavante prefere também uma batida mais rápida, objetiva.

Uma coisa é certa, na única batida que Gabigol perdeu, o jogador encheu o pé na bola, com força, enquanto na maioria esmagadora dos pênaltis que converteu, Gabigol bate na bola de forma serena e com classe. O que indique que a pressão e o nervosismo pode contar negativamente para ele na cobrança. Difícil é deixar Gabigol nervoso.

2- Raphael Veiga

Raphael Veiga teve problemas de adaptação no Palmeiras, tanto é que depois de contratado o jogador ainda foi emprestado ao Athletico antes de voltar e de fato se destacar. No verdão, Raphael Veiga tem 11 cobranças de pênaltis, com todas essas 11 cobranças convertidas.

Os 5 melhores batedores de pênalti da atualidade no futebol brasileiro

Portanto o aproveitamento aqui é de 100%, sendo facilmente um dos melhores batedores de pênalti da atualidade.

3- Edenílson

Volante pode bater bem pênalti? É claro que sim! E prova disso é Edenílson, o jogador do Internacional que se destaca na marcação e em roubadas de bola, tem ganhado muito espaço cobrando pênaltis.

Os 5 melhores batedores de pênalti da atualidade no futebol brasileiro

O jogador consegue manter uma calma incrível na frente dos goleiros, esperando também até o último momento antes de jogar a bola na rede. É muito raro ver o volante perder uma cobrança.

4- Diego Souza

Pressão não parece ser um problema para Diego Souza. O jogador quando foi lançado da base do Flamengo era meia atacante, e naquela época não tinha tanta liberdade para cobrar pênaltis, apesar de se destacar nas cobranças de falta.

Já após ganhar mais corpo e nome no futebol brasileiro, Diego Souza passou a cobrar os pênaltis, seja pelo Vasco ainda como meia, ou no Grêmio e São Paulo, como centroavante. Diego Souza sempre foi bom batedor e sempre se mostrou bastante frio nas cobranças, tendo ótimo aproveitamento e se estabelecendo como um dos melhores batedores de pênalti da atualidade no futebol brasileiro. Edenílson é um dos melhores batedores de pênalti da atualidade.

5- Reinado

O lateral esquerdo Reinado do São Paulo vive uma eterna relação bipolar com o torcedor do tricolor. O jogador vive momentos de alegria, de tristeza e de ódio da torcida, que em parte não gosta muito de seu futebol.

Mas mesmo daqueles que não são seu fã, uma coisa não dá para negar: Reinaldo bate pênalti muito bem. É extremamente raro ver Reinado desperdiçando uma cobrança de pênalti, provavelmente nem o torcedor do próprio São Paulo terá essa lembrança.

Conclusão

Os melhores batedores de pênalti da atualidade no futebol brasileiro não possuem posição certa em campo e tampouco são todos matadores. Realmente fica comprovado que pênalti é um esporte à parte do futebol e que talvez algum fator psicológico explique o melhor aproveitamento de alguns jogadores em relação a outros.

Fontes: 90 Minutos Lance

Leia também: Os 5 reforços mais caros da história do Grêmio


© Copyright 20 Fut na TV. Todos os direitos reservados
Website desenvolvido por Azarod