Nos últimos anos, o cashback se tornou uma febre no Brasil por ser muito atrativo. Basicamente, cashback significa “dinheiro de volta”, em inglês. É um método ofertado para que os clientes recebam parte do dinheiro de volta ao comprar um produto ou serviço.
A medida que o consumo pela internet aumentou na pandemia, as pessoas buscaram formas de continuar comprando, mas com uma grande economia em cada compra. O Cashback não é ofertado somente em dinheiro, existem muitas promoções que oferecem o dinheiro de volta em crédito, produtos e serviços, por exemplo.
Segundo uma pesquisa C6 Bank/Ipec, que entrevistou pessoas das classes A e B mostrou que 28% dos brasileiros trocam os pontos de milhas por dinheiro de volta, por exemplo. Segundo uma pesquisa da Global Cashback Report 2020, o uso de cashback em uma venda aumenta em 3,4 vezes a taxa de conversão. Para completar, o valor do pedido tem um aumento médio de 46%, sendo uma excelente ferramenta para aumentar as vendas.
O que é cashback
Como foi disto anteriormente, cashback significa dinheiro de volta em inglês. Ou seja, ao comprar uma bicicleta de R$ 1000, a loja pode oferecer uma porcentagem do valor de volta, podendo ser 1%, 2%, 10% ou mais. As empresas Méliuz, Ame Digital, PagBank, Poup e PicPay foram as primeiras no Brasil a oferecer a oferta em larga escala.
Quais tipos de cashback existem
O programa de dinheiro de volta pode ofertar o pagamento em dinheiro, depositando na sua conta bancária. O dinheiro pode ser transferido até via PIX, imediatamente após a compra. Outras instituições permitem que o seu dinheiro fique em uma carteira digital, podendo ser descontado das suas futuras compras no estabelecimento. Existe o cashback que é retornado via algum benefício, como cupons, créditos no celular, etc.
As empresas perdem dinheiro ao fazer cashback?
Nem pensar. As empresas usam o Cashback como uma forma de marketing. Como foi dito anteriormente, o uso dessa ferramenta costuma aumentar as vendas. É muito comum ver que algumas empresas inflam o valor do produto ou serviço, e oferecem o cashback correspondente. A longo prazo, o cashback é uma forma de fidelizar o cliente, fazendo ele um cliente recorrente, gerando muito mais dinheiro a empresa.
Qual a diferença entre desconto e cashback
Você pode ter percebido que o cashback pode funcionar da mesma forma de um desconto. Por exemplo, por qual motivo a empresa não vende logo o produto com 20% de desconto ao invés de oferecer o cashback? O motivo é que cada modalidade possui um propósito.
Desconto: funciona quando a empresa oferece o produto por um valor menor do que o praticado no mercado;
Cashback: o desconto volta para o consumidor após a compra ser realizada.
Ambos possuem o objetivo que é reter o cliente no médio e longo prazo. Porém, o cashback possibilita que o cliente compre outro produto com o recebimento de um valor que não esperava receber. O valor da marca muda na perspectiva do consumidor.
“Ambos os benefícios têm o mesmo objetivo de reter e fidelizar o cliente, mas o cashback permite que os clientes comprem outros produtos com o recebimento de um valor que não tinham a expectativa de receber e isso muda completamente o valor da marca na perspectiva do consumidor”, afirma Eduardo Esparza, vice-presidente-geral da Tenerity.
Cashback é seguro?
Como esperado, é muito importante tomar muito cuidado com tudo que envolve dinheiro na internet. A dica mais importante é pesquisar a reputação do estabelecimento antes de realizar a compra.
Além disso, faça comprar somente se tiver certeza que não terá problemas no futuro. Evite gastos desnecessários, busque colocar a vida financeira em ordem antes de realizar novas dívidas. O número de golpes na internet não para subir na internet. Sabendo disso, fizemos um artigo mostrando como identificar tranquibérnias antes de ser vítima de uma.