FutebolO que é marketing pessoal

O que é marketing pessoal

É comum ver pessoas afirmando que sabem “vender o seu peixe“, correto? Se destacar perante a uma multidão não é uma tarefa fácil, porém, não é nada de outro mundo para se aprender. O famoso marketing pessoal é de fácil aprendizagem, entretanto, é necessário muito interesse em aprender e colocar as técnicas em prática.

Pensando em ajudar os nossos leitores, fizemos esse artigo explicando tudo sobre o famoso marketing pessoal; o que é, qual a sua importância e como colocar em prática no seu dia a dia.

O que é marketing pessoal? 

Basicamente, o marketing pessoal é usado para fazer com que a pessoa ganhe notoriedade no seu ramo de atuação. Ou seja, é uma forma de colocar os holofotes em uma pessoa. O marketing pessoal usa  ferramentas do marketing tradicional para turbinar o foco pessoal de uma certa pessoa.

marketing pessoal

Os freelances e autônomos costumam usar mais o conceito de marketing pessoal. Esses profissionais precisam conquistar novos clientes consistentemente, sendo necessário a aplicação de técnicas de marketing com foco no pessoal.

Um exemplo é um pintor. Ele aplicando as técnicas do marketing pessoal se tornará mais conhecido, terá mais propostas de trabalho, e ganhará muito mais dinheiro. Técnicas comuns nesse tipo de marketing é o uso das redes sociais, criação de conteúdo e divulgação de porrifólio ou currículos.

Importância do Marketing pessoal

O número de brasileiros com nível superior ainda é baixo se comparado com outros países de primeiro mundo, entretanto, os números mostram que o nível competitivo subiu muito. Com uma maior concorrência, é importante fazer um trabalho para se diferenciar dos seus concorrentes. Ou seja, com um trabalho de marketing bem feito, o profissional possui um poder maior de atrair novos clientes e manter os que já possui.

Para que serve o marketing pessoal

Veja os principais benefícios que você terá ao começar a investir no marketing pessoal. Veja abaixo o que você pode ganhar se aplicar as técnicas deste mercado.

Atraia atenção para o seu trabalho: a melhor forma para atrair atenção para o que você faz é com o marketing. Ou seja, quanto maior a sua presença com qualidade nas redes sociais, maior a chance de você receber mais trabalhos. Em média, 70% dos empregadores olham as redes sociais dos candidatos antes de contratá-lo.

Imagina que você é um pintor e faz um grande trabalho na web, um empregador que olhar o seu perfil terá feedbacks, portfólio e uma confiança muito maior do que contratar qualquer outra pessoa.

Prova que sabe: os portfólios são cada vez mais usados pelos empregadores para contratar. Os portfólios servem para provar que você aplica as competências no dia a dia. Além de ser um espaço para mostrar o resultado, as redes sociais também servem para mostrar todo o processo usado para chegar no produto final.

Mais confiança: a conquista de reputação para si mesmo não é fácil, porém, é algo fundamental para o profissional. O marketing pessoal possui os  recursos necessários para garantir as suas habilidades e construir um relacionamento com o consumidor.

Como fazer marketing pessoal? 

Saiba o seu diferencial: o primeiro passo para começar com o pé direito no marketing pessoal é o conhecimento de suas habilidades que o diferenciam dos concorrentes;

Tenha autoconhecimento: o autoconhecimento é uma forma de ajudar a você a responder à pergunta anterior. É preciso se conhecer para determinar o seu diferencial;

Trabalhe as redes sociais: se você sabe qual o seu diferencial e tem autoconhecimento, foque nas redes sociais para expressar isso ao público. Então, se você quer se destacar no mercado e promover sua marca pessoal, tenha uma presença nas redes sociais.

Tenha uma comunicação clara e assertiva: não basta criar um perfil nas redes sociais e começar a compartilhar qualquer coisa. É preciso passar uma comunicação muito clara e assertiva, direcionada para o público que você deseja atingir. Prefira dizer o máximo que puder com a menor quantidade de palavras possíveis. 

Artigos Relacionados