FinançasComo identificar um golpe no Instagram

Como identificar um golpe no Instagram

Como o Instagram tem muitos usuários, existe um número crescente de golpistas tentando arrancar o seu dinheiro na plataforma. Por conta disso, é importante ter muito cuidado ao ousar a ferramenta para não entrar na estatística de pessoas que foram lesadas.

O Instagram possui incríveis 122 milhões de usuários no Brasil, sendo a terceira rede social mais usada do país, atrás somente do WhatsApp (165 milhões) e YouTube (138 milhões).

Segundo dados divulgados pela Norton, empresa de segurança cibernética, pelo menos 58% da população já sofreu algum tipo de golpe no Instagram e internet em geral. A pesquisa afirma que cerca de 71 milhões de pessoas sofreram ataques cibernéticos nos últimos 12 meses.

Como identificar um golpe no Instagram
Foto de energepic.com:

Por conta disso, fizemos este artigo informando dicas importantes que você precisa saber para identificar um golpe no Instagram antes de virar vítima.

O que é um golpe no Instagram

O golpe no Instagram faz parte da modalidade de crimes cibernéticos. Os crimes cibernéticos são atividades realizadas por cibercriminosos ou hackers que buscam arrancar o seu dinheiro através de golpes.

Esses crimes podem ser realizados por uma única pessoa ou organizações criminosas. Hoje em dia, os criminosos preferem fazer uma organização para prepararem golpes mais elaborados, com chances maiores de terem êxito.

Como fugir de golpes no Instagram?

1 – Sempre use as ferramentas oficiais da plataforma

Sempre entre na sua conta através do Instagram.com ou através do aplicativo oficial no Android, ou IOS. Existem muitos golpistas que criam uma página semelhante para você tentar fazer o login e perder os dados em seguida. Esse tipo de golpe é o chamado phishing (crime onde tentam roubar suas informações pessoais para tomar o seu dinheiro ou sua identidade).

2 – Duvide de ofertas tentadoras

A forma mais comum dos golpistas atraírem a sua atenção é oferecerem uma oferta muito tentadora. Leve sempre em consideração aquela frase: “Bom demais para ser verdade”. Os criminosos usam ofertas com a promessa de ganho de dinheiro rápido e fácil.

Exemplo de golpe bom demais para ser verdade: neste ano, o Banco Central liberou para consulta no banco o dinheiro esquecido em contas bancárias antigas. O serviço foi liberado através deste site (www.valoresareceber.bcb.gov.br), porém, os criminosos fraudaram o sistema rapidamente.

Os bandidos enviaram mensagens com números fantasiosos para induzir a pessoa clicar no link, onde era redirecionado para uma página fake onde todos os dados escritos ali são de conhecimento dos criminosos.

3 – A conta é verificada?

Uma forma de aumentar ao nível de segurança é responder apenas as contas verificadas, ou seja, aquelas com o selo azul. Caso contrário, existe a chance de você está conversando com um golpista.

4 – Desconfie de seguidores recentes

Uma das formas que os golpistas usam para aplicar golpes é tentar uma aproximação. Os criminosos criam contas fakes, colocam fotos de pessoas aleatória e começam conversar com vários perfis em busca de uma vulnerabilidade.

Se essa pessoa começou a seguir você sem ser da sua região e sem ter nenhum seguidor em comum, as chances de se tratar de um golpe são muito altas.

5 – Se pediu dados, é golpe

É importante fugir de toda mensagem que visa conseguir dados pessoais de alguma forma. Não fornece dados oficiais, caso insista, bloquei o contato imediatamente.

6 – Desconfie de ofertas de empregos

Por fim, desconfie de ofertas de empregos. Os dados mostram que milhões de brasileiros estão em busca de emprego, ou seja, existe muito mais pessoas em busca de emprego do que vagas disponíveis. O que explica uma empresa precisar enviar links ofertando vagas de emprego com um excelente salário na internet?

É fácil saber se a vaga de emprego é oficial ou não. Geralmente, os golpistas colocam uma vaga de emprego ótima, onde ela é aplicável para todo mundo, possui um bom salário e possui vários benefícios. Além disso, as vagas são limitadas e possui um período muito curto para você se inscrever.

Artigos Relacionados