Os smartphones se tornaram uma ferramenta fundamental para os brasileiros. O aparelho serve para se comunicar, trabalhar, jogar e milhares de outras funcionalidades imprescindíveis para o dia a dia. Somente no segundo trimestre deste ano, foi registrado uma alta de 3,1% nas vendas de Smartfones, quando foram vendidos 11,3 milhões de aparelhos, cerca de 345 mil a mais do que no mesmo período do ano anterior.
Entretanto, somente no estado de São Paulo, houve um aumento de 21% no número de roubos e furtos de aparelhos celulares. Antes, os criminosos apenas vendiam o aparelho por uma fração do seu valor original. Hoje em dia, os criminosos também buscam ter lucro com os dados sigilosos que estão no celular roubado.
Por conta disso, fizemos uma lista de preocupações que você precisa tomar para não ter dores de cabeça no futuro. Veja abaixo o que você deve fazer em caso de roubo e o que precisa fazer para diminuir as chances de ser roubado.
Senha de bloqueio — a primeira coisa a se fazer quando comprar um celular novo é colocar uma senha de bloqueio. Existem vários métodos para isso, podendo variar de números, ligação dos pontos ou até mesmo digital.
- Não utilize sequências numéricas simples, como, por exemplo, ‘1,2,3,4’;
- Também não use números repetidos, como ‘0,0,0,0’;
- Não use datas que os criminosos podem descobrir, como número de telefone ou data de nascimento;
- Por fim, não deixe a senha anotada em nenhum outro lugar a não ser na sua cabeça. Se deixar a senha anotada na capinha do aparelho, por exemplo, o criminoso não terá nenhum trabalho para ter acesso aos seus dados.
Apague todos os dados do celular roubado
Caso você perca ou sofra um furto, ou roubo, não se desespere. Busque um computador ou celular mais próximo para dar início ao procedimento que apagará todos os dados do seu celular.
Se seu aparelho for Android, acesse este link, insira login e senha e clique em “apagar dispositivo”. Se for iOS, o link é este para inserir login e senha, localizar seu iPhone e clicar em “apagar dispositivo”.
Além disso, é fundamental que você entre em contato com a sua operadora e peça o bloqueio imediato do seu chip. O chip pode ser usado para receber SMS da operadora para a mudança de senhas importantes do seu aparelho.
Registro um BO
Você deve buscar rapidamente as autoridades para registrar um Boletim de Ocorrência. Somente dessa forma o seu celular entrará na lista de aparelhos roubados, podendo ser encontrados pela polícia e devolvido a você.
Bloqueie o IMEI
A coisa mais útil a se fazer é bloquear o IMEI do aparelho. Com esse bloqueio, todas as funções do aparelho serão bloqueadas, tornando o aparelho inútil para o criminoso revender.
- Entre em contato com a sua operadora: Os números de atendimento variam conforme a empresa: Claro (1052); Oi (1057 de qualquer telefone ou *144 de um telefone Oi); TIM (1056 de qualquer telefone ou *144 de um celular Tim) ; Vivo (1058 de qualquer telefone ou *8486 de um celular Vivo).
- Passe todas as informações necessárias: A operadora poderá solicitar seu documento de identidade, boletim de ocorrência e outras informações relevantes antes de efetuar o bloqueio. Após passar todos os dados para a empresa responsável, é só aguardar.
Entre em contato com a sua instituição financeira
Hoje em dia, é muito comum que as pessoas possuem um ou mais aplicativos bancários no smartfone. Por conta disso, entre em contato com essas instituições para informar o roubo do aparelho.
Dicas da polícia militar para não ter o celular roubado
A polícia Militar de São Paulo divulgou algumas dicas importantes para você não ter o seu aparelho celular roubado. Vale destacar que quanto maior o valor do aparelho, maior a chance dos criminosos fazerem de tudo para subtraí-lo de você.
— Fique próximo do aparelho o tempo inteiro. Nunca deixe o seu aparelho sobre a mesa longe da sua vista em nenhum momento;
— Não tire o telefone do bolso ou da bolsa em áreas conhecidas por furtos e roubos. Sempre é bom evitar mexer no celular em lugares perigosos;
— Não se ofereça para dizer as horas em locais pouco seguros. É comum que os criminosos perguntem a hora para fazer você tirar o aparelho do bolso para rouba-lo;
— Coloque senha, código de bloqueio, ou “desenho” para desbloquear seu celular.