FinançasFinanças — Qual a diferença entre cartão de crédito e cartão de...

Finanças — Qual a diferença entre cartão de crédito e cartão de débito

As pessoas estão usando cada vez menos dinheiro em espécie. Os cartões ganharam os brasileiros, onde quase 50% da população afirma ter mais de quatro cartões de crédito. Outra modalidade de pagamentos que é bastante usado pelos brasileiros é o cartão de débito. Porém, você sabe quais as diferenças entre o cartão de crédito e o cartão de débito?

O que é o cartão de débito?

O cartão de débito foi u m dos meios que ganhou muito destaque nos últimos anos, já que é uma excelente forma de substituir o dinheiro ou cheque. Uma das suas características positivas é a segurança, já que é necessária uma senha na hora de realizar os pagamentos.

Finanças — Qual a diferença entre cartão de crédito e cartão de débito 1

É possível fazer compras e o valor do produto ou serviço é descontado automaticamente da sua conta bancária. É uma forma de fazer as compras sem ter dinheiro em espécie, economizando muito tempo por conta da falta de necessidade de troco. Essa caraterística obriga que você fique de olho no saldo da conta antes de comprar algum produto ou serviço.

No final das contas, o cartão de débito funciona somente para o pagamento à vista. Não é possível pagar uma compra parceladamente com o cartão de débito.

Vantagens do cartão de débito

Muito mais segurança: o cartão de débito funciona somente com o uso de senha. Ou seja, mesmo que alguém tenha acesso ao seu cartão físico, ele funciona somente com a digitação da senha.

Toda compra tem comprovante: além do comprovante físico, qualquer compra realizada com o cartão de débito gera um comprovante na conta bancária. Ou seja, tudo ficará guardado para análise no futuro.

Comodidade: o cartão de débito acaba com a necessidade de andar com dinheiro físico. Ou seja, você não precisará andar com moedas e dinheiro em espécie por aí.

Maior controle financeiro: como toda compra é a vista e a quantia já sai diretamente da sua conta bancária, é possível ter um controle financeiro maior, evitando gasto por impulso, por exemplo.

Não necessita de análise de crédito: como o limite do cartão é o valor que tem na sua conta bancária, não há necessidade de análise para a liberação de um cartão de débito.

Cartão de crédito

A grande diferença em relação ao cartão de débito, é que o crédito possibilita que o pagamento seja parcelado. Ou seja, uma compra de R$ 1000 por ser parcelada em até 12x sem juros no seu cartão. De forma simplificada, a instituição financeira faz uma análise de crédito e lhe empresta um limite que pode ser gasto ao longo com o pagamento em 40 dias.

Além da possibilidade de fazer compras parceladas sem ter o valor da compra naquele momento em mãos, é possível participar de programas de relacionamentos de bandeiras, ganhando outras diversas vantagens.

Como funciona o limite de crédito?

O limite é o valor máximo que você poderá gastar com o seu cartão. As compras realizadas precisam está no limite pré-estabelecido pelo banco ou instituição financeira. Mesmo que a compra seja parcelada, o valor total das parcelas precisam se encaixar no limite.

Processo para conseguir o cartão de crédito

Solicite o cartão: o primeiro caso é escolher o cartão que deseja e solicitá-lo. A solicitação é simples, sendo necessário alguns dados para análise da instituição;

Cartão é liberado: a instituição financeira libera o limite de crédito. Você irá pagar mensalmente todos os gastos do cartão na fatura mensal. Ainda é possível pagar o valor mínimo da fatura, mas os juros começarão a ser cobrados.

Qual cartão usar?

Os especialistas financeiros indicam que você pode ter os dois. O cartão de débito é uma boa escolha para não precisar ter dinheiro vivo em mãos. Além disso, aumentará a segurança, onde o seu dinheiro só será gasto com a senha.

O cartão de crédito também é uma boa escolha. Entretanto, é muito importante usá-lo com cuidado, já que em caso de não pagamento da fatura no dia certo, você irá pagar um dos maiores juros do mercado, podendo gerar um grande problema financeiro em poucos meses.

Artigos Relacionados